Repotencialização de Rolamentos
O QUE É REPOTENCIALIZAÇÃO DE ROLAMENTOS
Durante o ciclo de vida do rolamento, algumas características relacionadas a aplicação, como falhas de lubrificação, contaminação e outros, iniciam um processo de deterioração, diminuindo significativamente a vida útil do rolamento.
A repotencialização (ou remanufatura) é um processo que aumenta o ciclo de vida de um rolamento já utilizado uma ou mais vezes, restaurando as condições originais e genuínas de trabalho.
Estes processos seguem normas de qualidade e padrões internacionais confiáveis e rastreáveis, promovendo um expressivo impacto econômico e ambiental.
Esta tecnologia garante um alto grau de confiabilidade e absoluta segurança, permitindo uma maior independência da necessidade de importação de rolamentos novos
PROCESSOS
Nossa tecnologia apresenta um processo especial de retífica que melhora as características de lubrificação do rolamento, e com isso reduz a temperatura de trabalho, e aumenta significativamente a vida útil do rolamento. Há rolamentos recuperados pela Intacta Rolamentos que já estão na sexta reforma, mostrando a viabilidade da tecnologia.
Com o processo desenvolvido pela Intacta, um rolamento que já foi utilizado, ganha um aumento significativo do ciclo de vida, e você ganha com redução do custo de aquisição, redução dos custos de manutenção e na maior eficiência de seus equipamentos.
Tempo de resposta MAIS BAIXO DO MERCADO
Economia de até 80% comparado a compra de um rolamento novo
Economia na manutenção e disponibilidade produtiva
Evita a emissão de CO2 gerada na fabricação do rolamentos novo, obtendo uma redução da pegada de CO2 de até 90%
Independência da importação do rolamento novo proporcionando maior disponibilidade da máquina
Forte redução de impacto ambiental evitando consumo de água, energia elétrica e rejeitos
Documentação técnica dimensional do rolamento e da compensação de credito de carbono.
Garantia de pelo menos mais um ciclo de vida para o rolamento.
Solução customizada para cada aplicação
Rastriabilidade com identificação Intacta exclusiva para sua peça
VANTAGENS
REDUZINDO O IMPACTO AMBIENTAL
Ao repotencializar (ou recuperar) seus rolamentos você está saindo da Economia Linear contribuindo para a Economia Circular e comprovadamente reduzindo seu consumo de recursos naturais e sua emissão de carbono.
ECONOMIA LINEAR
A economia linear, às vezes chamada de economia take-make-waste (extrair-produzirdesperdiçar), é um sistema em que os recursos são extraídos para fabricar produtos que eventualmente se tornam resíduos e são desperdiçados após seu uso. Fonte: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/pt
A ECONOMIA CIRCULAR
A Economia Circular visa manter o valor dos produtos, materiais e recursos pelo maior tempo possível, devolvendo-os ao ciclo do produto no final da sua utilização, minimizando a geração de resíduos. Quanto menos produtos descartamos, menos materiais extraímos.
Trata -se de uma abordagem de ciclo de vida em que o design e a produção de produtos contribuem para a economia de recursos, a gestão eficiente de resíduos e para a criação de novas oportunidades de negócios.
ECONOMIA SUSTENTÁVEL:
Ao repotencializar (ou recuperar) seus rolamentos, você comprova o uso responsável dos recursos além de todos os outros benefícios financeiros. Abaixo um quadro com algumas referências utilizadas no mercado para o cálculo dos benefícios ao repotencializar (ou recuperar) os rolamentos.
-
Para Produção de 1 kg de aço:
-
São gastos 40 litros de água (*)
-
São emitidos 1,91 kg de CO2 (**)
-
-
Para produção de rolamentos, o fator utilizado é de 1.7 kg de CO2 para cada Kg do rolamento (***).
Rolamento de Giro Repotencializado Peso da peça: 300 kg
(*) Segundo a Water Footprint (https://www.waterfootprint.org/)
(**) Segundo World Steel Association AISBL (https://worldsteel.org/steel-topics/sustainability/sustainability-indicators-2023-report/)
(***) Estimativa de emissões evitadas de um rolamento remanufaturado relacionado ao uso de energia é de 1,7 kg CO2/kg de rolamento.
Nota: este é um valor conservador que considera apenas as emissões relacionadas ao uso de energia na produção e exclui todos os transportes.
Fonte: EVOLUTION - April 27, 2022. (https://evolution.skf.com/bearing-remanufacturing-cuts-costs-and-co2/)